top of page

Quem somos?

O Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA) foi criado em 2001. Inicialmente, foi nominado como Grupo de Estudos sobre o Trabalho Precoce (GT Precoce) com a proposta objetiva de integrar pesquisa e extensão, respondendo à demanda dos movimentos sociais e das organizações governamentais de pesquisas sobre o Trabalho Infantil, metodologias de intervenção e formação de Atores Sociais para combater o problema em questão.

Desde a sua origem, o Núcleo sempre teve como objeto principal de suas ações de pesquisa, ensino e extensão a criança, o adolescente e o jovem em contextos de vulnerabilidade. Nesse sentido, desde 2008, compõe um dos Núcleos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. A partir de 2009, mudou de nome, passando a denominar-se NUPEDIA.

O projeto de extensão que dá origem a este blog é intitulado “Implantação da Justiça Juvenil Restaurativa na Paraíba: Responsabilização e Protagonismo”, e tem como extensionistas estudantes dos cursos de Psicologia, Jornalismo e Rádio e TV da Universidade Federal da Paraíba. O projeto dá prosseguimento a uma proposta que se iniciou em 2013 com a dissertação de Mestrado de uma das participantes do grupo – acerca da criminalização da juventude pobre da Paraíba –, cujo desdobramento foi um projeto de extensão que compreendia ações de potencialização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa e suas famílias atendidas pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) no resgate e garantia de seus direitos. O Projeto Probex/Proext 2016 continua as atividades desenvolvidas no ano de 2015 e, a partir de uma metodologia participativa, com ênfase nos Direitos Humanos e Educação Popular, proporciona espaços de oficinas temáticas com um grupo de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas na Paraíba, tendo como fim a luta pela garantia dos seus direitos, o seu empoderamento e práticas de orientação restaurativa. Além das oficinas, está sendo construída uma rádio, cuja manutenção se dá em parceria com os próprios jovens. Essas atividades visam a desconstrução de estigmas e violações provenientes dos meios de comunicação de massa.

O projeto ainda contempla dois cursos que acontecem quinzenalmente de forma concomitante: um Curso de Formação sobre atuação no sistema socioeducativo e um Curso de Facilitadores de Práticas Restaurativas. Ambos têm como participantes profissionais de instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de crianças, adolescentes e jovens dos Eixos de Atendimento e Proteção, Defesa e Controle Social.

Diante do exposto, destacamos que o NUPEDIA, a partir da execução de projetos de intervenção, espera contribuir com a formação para o protagonismo e participação propositiva dos jovens autores de atos infracionais e suas famílias na promoção da cidadania e da autonomia; a formação dos profissionais que atuam junto aos adolescentes em direção à Justiça Restaurativa; e, por fim, colaborar com a formação de estudantes de graduação e pós-graduação acerca do tema da Justiça Juvenil.


bottom of page